Conselheiro do Presidente Lech Walesa, ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia entre Outubro de 1997 e Junho de 2000, Bronisław Geremek diz que é importante reconciliar, nos textos fundamentais da Europa, as tradições religiosas e laicas. Nascido em Março de 1932 em Varsóvia (Polónia), conseguiu sair com a mãe do gueto de Varsóvia em 1943, mas o seu pai seria morto em Auschwitz. A mãe casaria de novo com Stefan Geremek, o homem que os acolhera. Por isso, Bronisław acabaria educado na tradição católica.
Com formação na área da história social, ligado ao início ao movimento Solidariedade, de Lech Walesa, Geremek foi deputado do Parlamento polaco a partir de 1989 e do Parlamento Europeu desde 2004, além de ter publicado vários livros e ensinado em diferentes universidades da Polónia e França. Publicou vários livros.
No início de 2003, Geremek esteve em Lisboa para receber o doutoramento honoris causa pela Universidade Católica e para falar da matriz religiosa da cultura europeia. Morreu em Julho de 2008, na sequência de um acidente de automóvel.
{Ler entrevista em Deus Vem a Público - Entrevistas sobre a transcendência, de António Marujo}
Sem comentários:
Enviar um comentário