quinta-feira, 5 de abril de 2012

José António Pagola - Ressurreição só pode estudar-se a partir da História


José António Pagola publicou em 2007 Jesus — Uma Abordagem Histórica (ed. Gráfica de Coimbra). Houve quem, na Igreja Católica espanhola, o lesse como um tratado de cristologia e não como uma obra de historiografia: a Comissão Episcopal da Doutrina da Fé espanhola criticou algumas passagens do livro.
Nascido em Añorga (Guipúzcoa, no País Basco espanhol), em 1937, o biblista dirige o Instituto de Teologia e Pastoral da diocese de San Sebastián. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, e em Sagrada Escritura pelo Instituto Bíblico, desempenhou também o cargo de vigário-geral de San Sebastián com o bispo JoséMara Setién.
Em Espanha, Jesús — Aproximación Histórica vendeu mais de 60 mil exemplares em várias edições até ao início de 2010, quando foi retirado do mercado pela sua editora em castelhano, alegadamente por pressões de vários membros da hierarquia espanhola, e apesar do imprimatur do bispo Juan Maria Uriarte. O livro continua disponível em edições em vários países latino-americanos, além de Portugal e de uma edição catalã e outra em basco.
Além deste livro, Pagola tem publicadas mais duas dezenas de títulos, o último dos quais também em português: Crer, para quê? (ed. Gráfica de Coimbra).

Sem comentários:

Publicar um comentário